quinta-feira, 19 de maio de 2011

UFPR fará diagnóstico da Bacia São Domingos em Tibagi | MEIO AMBIENTE

Comunidade ao entorno da Bacia Hidrográfica também será foco da pesquisa

Comunidade ao entorno da Bacia Hidrográfica também será foco da pesquisa

Equipe de professores e estudantes trabalha no georreferenciamento do rio

Estudantes e professores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quatro de mestrado, farão neste final de semana uma expedição pela Bacia Hidrográfica do Rio São Domingos, na localidade que leva o nome do rio, em Tibagi. A missão é parte prática da disciplina optativa ofertada pelo Departamento em Tópicos Especiais em Geoprocessamento. O grupo de 20 estudantes fará completo diagnóstico da bacia e das comunidades ao seu entorno.


As atividades iniciam nesta sexta-feira (20) em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), de Gestão e Planejamento e da Agricultura e Abastecimento. Além de percorrerem sobre barcos de rafting o leito do rio para coleta de amostras de solo e registro fotográfico, a equipe ainda fará pesquisa de casa em casa. Os pesquisadores visitarão 300 residências da área urbana e rural para aplicar questionário de cinco perguntas.


A chegada do grupo é prevista para as 10 horas e em seguida inciam os trabalhos de levantamento de campo. No sábado (21), as equipes da UFPR e da Sematur passam o dia todo percorrendo as áreas abrangidas pela bacia hidrográfica. Domingo, após reunião de trabalho logo cedo, todos voltam à localidade de São Domingos para novos levantamentos. Dentro da programação está prevista também visita técnica ao Centro de Triagem e Compostagem do Recicla Tibagi.

Zoneamento Ambiental
O objetivo, como explica o professor doutor Eduardo Vedor de Paula, é elaborar zoneamento ambiental para a bacia hidrográfica escolhida como piloto pelo grupo. Será elaborado geoprocessamento para análises especiais, com diagnóstico ambiental. “O objetivo da disciplina se refere à aplicação de técnicas de geoprocessamento em estudos ambientais. E nesse ano em parceria com a Prefeitura de Tibagi, escolhemos uma bacia piloto para desenvolvermos detalhado diagnóstico sócio-ambiental, que poderá subsidiar a gestão dos recursos hídricos da área selecionada”, explica.




Lei mais em:
UFPR fará diagnóstico da Bacia São Domingos em Tibagi | MEIO AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário