terça-feira, 3 de maio de 2011

Expedição busca onças pintadas no Paraná | MEIO AMBIENTE

Pesquisadores procuram, com ajuda de leigos, indícios da presença do animal no litoral paranaense. Espécie corre risco de extinção.

Há quatro anos, carros 4x4 com pesquisadores e turistas engajados percorrem, por duas semanas, uma área de 60 mil hectares de Mata Atlântica do litoral do Paraná. Não se trata de uma corrida, muito menos de uma caçada. As expedições buscam vestígios de onças pintadas, como pegadas, restos e fotografias. O grande felino brasileiro que está em vias de extinção -- desde 2008, não há indícios da espécie na área. Os dados coletados no estudo serão usados pelos órgãos ambientais em planos de manejo.

“A integridade de uma floresta não se dá apenas pelas plantas, mas pela integração entre as espécies. Se uma espécie-chave da floresta desaparece, vai junto como uma reação em cadeia outras espécies também, inclusive plantas”, disse o biólogo Marcelo Mazzolli que participa da expedição.

Acredita-se que existam apenas 240 onças-pintadas na região da Mata Atlântica costeira, que vai do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo. Mazzolli afirma que como se trata de um predador do topo da cadeia alimentar, as principais consequências para a diminuição da população seria o aumento de espécies herbívoras, que tem grande participação ambiental, inclusive a de reduzir o número de plantas.



Leia mais em:
Expedição busca onças pintadas no Paraná | MEIO AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário