Dia Nacional de Combate teve participação das crianças
Mais de 500 alunos do ensino fundamental em Tibagi participaram de atividades que celebraram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Este 18 de maio ficou marcado na cidade não apenas pelas atividades como palestra, teatro, dança e passeata, mas também no muro ao lado da Biblioteca Municipal, com as mãos das crianças registradas com tinta ao lado de uma arte em grafite que ressalta o Disk 100, número para denúncias.
No Ginásio Quirão, as crianças assistiram à palestra do sargento Antonio Adonir Portela, comandante do Posto de Bombeiros Comunitários de Tibagi. Ele abordou o tema do abuso e pedofilia alertando para que as crianças não se deixem amedrontar e contem qualquer situação para seus pais e professores. “O importante é mostrar que muitas vezes quem abusa de crianças está dentro de casa, é próximo à família. As crianças, quando sabem reconhecer e têm informação, sabem como reagir”, comenta Portela.
No momento seguinte, um espetáculo teatral envolveu a criançada na história de personagens que mostraram de forma lúdica como acontece o abuso e a exploração. Os atores são funcionários da Secretaria da Criança e da Assistência Social e prepararam a peça especialmente para a data, sob direção de Hallorino Junior.
Grupo de dança do movimento Hip-Hop de Ponta Grossa também participou do dia de mobilização. “Foi muito bacana porque as crianças aprendem através da arte e ficam entusiasmadas”, considera Marcia Silveira Novakovski, secretária da Criança e da Assistência Social.
Leia mais:
Palestra, teatro, hip-hop e passeata alertam para abuso e exploração em Tibagi | ORIENTAÇÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário