terça-feira, 31 de maio de 2011

Em Tibagi Festa e Tropeada homenageiam Santo Antônio | MANIFESTAÇÕES

Mais de 300 tropeiros de toda a região são aguardados

Mais de 300 tropeiros de toda a região são aguardados

Bênção da tropa, missa, churrasco, fogueira e sorteios integram a programação

Começa o mês de junho e com ele os tradicionais festejos juninos. Neste sábado (4), o santo casamenteiro será o homenageado da comunidade rural de Pinheiro Seco. Já são mais de 80 anos de tradição na Festa e é a 4a edição da Tropeada de Santo Antônio, com direito a fogueira, promovida pela Capela Santo Antônio e Grupo de Tropeada Herdeiros do Pinheiral, que inicia às 12h30 em frente à Igreja Matriz de Tibagi. Mais de 300 tropeiros de várias cidades da região confirmaram presença.


Depois de quatro horas sobre os cavalos nas estradas rurais, por 18 quilômetros, passando pelas belíssimas paisagens do Morro do Jacaré, o grupo deve chegar à Capela na BR-153, Km 212,5, para entregar a imagem do santo e receber a bênção à tropa. Às 17 horas, missa e, em seguida, churrascada, serviços de bar e barracas.

Outra grande atração será a fogueira, que deve ser acesa às 19 horas. A festa ainda tem bingo, leilão e sorteio de rifa, que premia com um cavalo Manga Larga Paulista – doação de Flávio Vilella, para pintura da igreja. Haverá piquete e camping gratuito aos participantes da tropeada. Eles também concorrem, às 16 horas, no sorteio de um potro.

Joel Pupo, coordenador do grupo Herdeiros do Pinheiral, aguarda a participação de tropeiros de vários municípios. “Já temos confirmados Ponta Grossa, Carambeí, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Ventania, Telêmaco Borba e Imbaú”, comenta. No ano passado, a terceira edição da Tropeada reuniu 287 cavaleiros. “Começou no primeiro ano com uns 90 e poucos tropeiros, no ano seguinte com cento e poucos”, relembra. “Eles vêm também de outras cidades para pagar as visitas, porque a gente sempre participa fora”, completa.

Aberta à participação de qualquer pessoa que queira montar num cavalo e conduzir a imagem do padroeiro da comunidade de Pinheiro Seco, a Tropeada ajuda a aumentar o público da festa. Segundo Joel, “a festa do interior estava saindo da moda e a tropeada voltou a atrair as pessoas”. De acordo com o coordenador, a Polícia Militar contabilizou no ano passado perto de cinco mil pessoas no evento. “É uma festa tradicional, com mais de 80 anos e grande. Depois da Festa da Santinha, é a maior”, enaltece.


Leia mais em:
Em Tibagi Festa e Tropeada homenageiam Santo Antônio | MANIFESTAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário