sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reativado, Rotary de Tibagi promove mutirão de cirurgias de catarata e pterígio | SUGESTÕES

Grupo está reativando o Rotary Club e já propõe cirurgias gratuitas de catarata e pterígio

Grupo está reativando o Rotary Club e já propõe cirurgias gratuitas de catarata e pterígio

Secretaria de Saúde firma parceria na ação solidária

Desativado em 2006, o Rotary Club de Tibagi está sendo reestruturado e como passo inicial promove mutirão de cirurgias de catarata e pterígio. Em reunião no gabinete do prefeito Sinval Silva (PMDB), os rotarianos firmaram parceria com a secretária municipal de Saúde Elisângela de Carvalho para ofertar até 35 procedimentos cirúrgicos a pessoas que não têm condições de pagar.

Quem tem diagnóstico de catarata ou pterígio deve procurar uma das quatro Unidades de Saúde da Família da cidade ou do interior para se inscrever na ação solidária do Rotary. As consultas e cirurgia serão agendadas para o mês de agosto no Centro de Visão do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná em Curitiba e contam com a ação voluntária de dois médicos rotarianos. Arlindo Venturim e Vittorio do Valle Cardoso Santos colaboram com o projeto Boa Visão. Eles perceberam que muitas pessoas com dificuldades visuais não encontravam meios gratuitos rápidos e eficazes para resolver o problema. Eles pesquisaram as patologias mais frequentes entre os adultos e pessoas da terceira idade e iniciaram trabalho voluntário junto ao Rotary Club de Santa Felicidade, em Curitiba.

Os rotarianos acompanham pessoas com mais de 55 anos para realização de exames oftalmológicos e cirurgias, se necessário, além do implante de lentes cristalinas, com nenhum custo, no Centro de Visão. A secretária de Saúde enaltece a iniciativa. “Toda colaboração da sociedade civil organizada é bem-vinda”, diz Elisângela.







Leia mais em:
Reativado, Rotary de Tibagi promove mutirão de cirurgias de catarata e pterígio | SUGESTÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário