Fortalecer o turismo e a agricultura familiar são objetivos
Pelo menos 100 pessoas são aguardadas pela comissão organizadora da IV Caminhada Internacional na Natureza que acontece neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, em Tibagi. Já estão inscritos caminhantes de 12 municípios dos Campos Gerais e de outras regiões do Paraná que devem percorrer os 12 quilômetros no Circuito Rota do Barreiro, área rural. As inscrições, gratuitas, estão abertas até esta sexta-feira (3) pelo www.tibagi.pr.gov.br e no 0800 643 1388. Quem quiser, pode optar pelo café da manhã colonial na Pousada Longe Vista, por R$ 6, e almoço de fazenda no Salto Puxa Nervos, por R$ 15.
Além do cenário rural de natureza exuberante, o roteiro também permite contato com o modo de vida dos agricultores familiares e experimentar produtos típicos da região. “Não é atividade competitiva, é para incentivar as pessoas a caminhar e proporcionar opções para o homem do campo permanecer lá”, explica Juliana Nogueira, gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.
A Caminhada integra os mais de 17 mil circuitos de caminhadas em 52 países que participam das atividades da Federação Internacional de Esportes Populares, conhecida pela abreviatura IVV. No Paraná, o Circuito Rota do Barreiro soma-se a outros 29 roteiros de caminhadas divulgados pela IVV e pela ONG Anda Brasil. “Todo o trajeto recebe sinalização temática própria com a marca IVV”, ressalta Juliana.
Já confirmaram presença caminhantes de Curitiba, Ponta Grossa, Tamarana, Ibiporã, Reserva, Londrina, São José dos Pinhais, Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Paiçandu e Castro. “Temos grupos de excursões promovidas pelo Sesc de Curitiba, por agência de Castro e de Telêmaco”, confirma Juliana.
De acordo com a gerente, a Rota do Barreiro reserva paisagens rurais belíssimas e contato com a natureza. “É a antiga rota do polvilho porque na região havia vários engenhos e até hoje esse produto é muito valorizado. Com a Caminhada, incentivamos os pequenos produtores rurais, que oferecem vários produtos aos participantes, desde conservas, queijos, doces a queijos e temperos”, indica. Quanto às belezas naturais, não bastassem os campos e matas, dois dos maiores atrativos turísticos de Tibagi estão no caminho: os saltos Puxa Nervos e Santa Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário