Fortalecer o turismo e a agricultura familiar são objetivos
Por 12 quilômetros de estrada, cerca de 150 dispostos caminhantes espantaram o frio da manhã deste domingo (5) e conheceram o Circuito Rota do Barreiro na IV Caminhada Internacional na Natureza. Gente de várias cidades integrou o roteiro recheado de produtos da agricultura familiar nos oito postos de controle ao longo do trajeto.
O número de participantes superou a expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e da Emater, parceiras na realização da Caminhada que tem ainda coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e da ONG Anda Brasil. Dia Mundial do Meio Ambiente, o domingo também foi de militância em favor da natureza, com a participação dos integrantes da Força Verde Mirim, projeto do Batalhão da Polícia Ambiental do Paraná desenvolvido em Tibagi. Os agentes mirins coletaram lixo na estrada, plantaram árvores e repassaram orientações sobre reciclagem e preservação do meio ambiente.
Os caminhantes partiram as 9 horas, após alongamento e café da manhã na Pousada Longe Vista, e a maioria chegou ao ponto final, no Salto Puxa Nervos, cerca de quatro horas após. No caminho, paisagens rurais de campos abertos, montanhas e até um pouco de mato fechado, pinguela para atravessar, roda d'água para observar e descanso nos pontos de apoio, incluindo pinhão assado na chapa da Chácara Tamoatoa.
Os curitibanos Gisele de Ramos e Ralf Groszewicz são experientes caminhantes de Curitiba e pela primeira vez estiveram em Tibagi. “Nós já caminhamos há algum tempo e para nós sempre é muito gostoso”, disse Ralf. Sobre os encantos da Rota do Barreiro, Gisele e Ralf não poupam elogios. “Era mais do que esperávamos”, afirmou Gisele. “Muito bonito, paisagem bonita, o percurso é bem escolhido e a comunidade bem receptiva”, completou Ralf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário