Na hora de arrumar a mala para uma viagem à praia, biquínis, maiôs e sungas não ficam de fora. Porém, estas peças são dispensáveis para um grupo de veranistas que prefere curtir o sol e o mar com total liberdade: os naturistas. Adeptos da prática do nudismo, eles ganharam direito a andar sem roupa em oito praias do litoral do Brasil.
Sim, há destinos especiais para isso, já que ficar como veio ao mundo em qualquer praia pode render multa e prisão ao turista, por atentado violento ao pudor. Para evitar qualquer tipo de punição, o melhor a se fazer é procurar pelas praias oficiais, com decretos municipais que autorizam homens, mulheres e crianças andarem nus.
No Brasil, a liberdade é dada nas praias de Massarandupió (Entre Rios/BA), Barra Seca (Linhares/ES), Abricó (Grumarí/RJ), Olho de Boi (Búzios/RJ), Galheta (Florianópolis/SC), Pedras Altas (Palhoça/SC), Praia do Pinho (Balneário Camboriú/SC) e Tambaba (Conde/PB). Porém, apenas Abricó, Praia do Pinho e Tambaba têm infraestutura para receber turistas. "As outras acabam sendo exploradas apenas por grupos de amigos", afirma Eduardo Oide, dono da MDM Naturs, agência especializada em turismo naturismo.
Apesar de placas indicarem a proibição de roupas, há um espaço de adaptação, onde os novos praticantes da ideologia podem ficar com uma peça ou outra. Além disso, normas criadas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) mantêm a ordem pública. Ficou curioso? Aproveite para conhecer cada uma das praias de nudismo do nosso País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário