Júri Técnico elegeu sete pratos que empataram nas primeiras posições
O Filé à Parmegiana do Restaurante e Lanchonete Cristal foi o grande vencedor do Concurso Gastronômico 'De Bar em Bar, de Gosto em Gosto' que movimentou 27 estabelecimentos comerciais em Tibagi. O prato foi eleito pelo júri popular através do site da Prefeitura com 1.472 votos. Já o júri técnico escolheu dois pratos como os mais saborosos do concurso: a Taça de Sorvete Tropical da Sorveteria da Zeni e o Purê de Batata Gratinado com Strogonoff de Carne da Gula Lancheria e Restaurante que marcaram 300 pontos na opinião dos especialistas.
A premiação aconteceu na noite de Carnaval (21) durante o encerramento da festa em Tibagi. Os três primeiros colocados no voto popular ganharam Home Teather, Caixa Artesanal e Telha Artesanal. A Porção de Pastel da Lanchonete e Pastelaria do Polaco conquistou 1.361 votos e ficou na segunda colocação. Com 731 votos, a Pizza da Onda da Lanchonete e Pizzaria Onda ficou em terceiro lugar na opinião dos internautas.
Já o júri técnico premiou em segundo lugar outros três pratos, empatados, com 298 pontos: o Bolo de Maçã com Especiarias do Espaço Verde, o Frango Assado do Bar do Tiquinho e a Maionese do Alcione do Restaurante e Churrascaria O Tropeiro. O terceiro lugar também teve empate técnico com 296 pontos entre a Torta Tropical Espelhada da Sabores e Cia e Cheese Tibagiano do Restaurante O Casarão.
Para a votação do júri técnico, a Comissão Organizadora contou com a colaboração de oito jurados das cidades de Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Ipiranga, como chefes de cozinha, promotor de eventos, nutricionistas e gourmet, que experimentaram cada prato no dia 11 de fevereiro. Foram avaliados os quesitos apresentação do prato, sabor e aroma do prato, textura e combinação. Os jurados é que optaram por não adotar critérios de desempate para os vencedores e o prêmio que seria uma TV de Plasma 32 polegadas foi substituído por duas televisões de 20 polegadas para cada vencedor. Os demais receberam caixas e telhas artesanais.
“Todo mundo saiu ganhando”, na opinião da secretária de Turismo Cecília Nanuzi Pavesi. “O principal foi a divulgação. Muita gente de fora ficou conhecendo os sabores de Tibagi e mesmo os da cidade puderam ver a variedade de pratos na nossa gastronomia”, defende.
Renato Pietrobelli, sócio-proprietário da Gula Lancheria e Restaurante, concorda com a secretária. “Valeu muito a pena. O mais interessante foi a divulgação. Nós temos o Yakissoba como carro-chefe, mas o Purê de Batata com Strogonoff de Carne passou a ser mais vendido. Muita gente não sabia do nosso trabalho”, confirma.
Leia mais:
Filé, pastel e pizza conquistam Júri Popular - Telêmaco Online