Meta é chegar a mil residências com o Programa Tibagi Sem Fronteiras
Vanderli Ribeiro Galvão mora num sítio na localidade rural Iapará, a 50 quilômetros da cidade de Tibagi, mas a distância é irrelevante desde que o sinal de internet banda larga chegou a sua casa. “Converso até com meu irmão que está nos Estados Unidos. Converso e vejo ele na tela do computador”, relata a pedagoga que não abre mão da vida tranquila do campo. “Hoje a gente conta com toda a comodidade que tem também o morador da cidade”, indica Vanderli, uma das 283 pessoas cadastradas no programa Tibagi Sem Fronteiras, lançado pela Prefeitura em maio do ano passado e que oferta o sinal wi-fi na cidade e distritos rurais.
A meta, segundo o prefeito Sinval Silva (PMDB), é chegar a mil beneficiários no programa criado para promover a inclusão digital e que se tornou uma referência entre as aproximadamente 20 cidades digitais do Paraná. “É muito bom porque estamos levando internet gratuita não só para quem mora na cidade, mas também para famílias que vivem no interior do município”, reforça o prefeito.
E é lá no interior que dona Vanderli tira o máximo de proveito da conexão. “É um grande avanço para o município. As pessoas ficam mais 'a par' da realidade. Quem não tem internet, nos dias de hoje, parece que está fora do mundo”, avalia. “Estou fazendo complementação do curso de Pedagogia pela internet”, completa.
A pedagoga diz que quando ouvia o prefeito Sinval anunciar o programa, achava que era um sonho ainda distante. “Agora consegui acreditar. A tecnologia é o progresso e a internet tem tudo o que a gente precisa saber. Meu marido é pecuarista e ele usa muito. Desde um medicamento que vai dar para as vacas de leite, ele corre lá para ver uma bula, a dosagem certa”. Quem também gosta da janelinha para o mundo que se abriu em casa são os filhos de dona Vanderli. “Se eu não controlar, eles não me deixam usar”, revela, acrescentando que o sinal gratuito representa grande economia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário