quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Telêmaco Online - Encontro mundial de blogueiros | INTERNET

É ilustrativo que o 1º Encontro Mundial dos Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (PR), não tenha recebido da chamada grande imprensa o espaço e a atenção condizentes com sua importância. Significa que esses veículos ainda não compreendem muito bem o novo ambiente das comunicações, que deve ser cada vez mais partilhado com os representantes das novas mídias. E essa incompreensão tem levado ao distanciamento com a população.

A magnitude do encontro revela sua importância: participaram 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 17 etados brasileiros e 23 países de todos os continentes. A troca de experiências foi combustível para avaliações interessantes sobre a relação das novas mídias com as tradicionais, sobre o papel das comunicações no atual contexto internacional e sobre o protagonismo crescente da blogosfera.

A necessidade de uma nova regulação de mídia no Brasil ficou clara durante todo o encontro, inclusive, integrando a Carta de Foz do Iguaçu. O norte para esse marco legal, cuja base de discussão se origina na 1ª Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), é o estímulo ao caráter público, comunitário e diversificado dos meios de comunicação. Só essa perspectiva é capaz de combater os monopólios hoje existentes no setor, via impeditivos às propriedades cruzadas e ao uso indevido de concessões públicas, com garantias ao acesso à comunicação democrática e plural.

Os blogueiros foram consensuais quanto ao “direito humano à comunicação”, portanto, as sociedades devem caminhar para a democratização do acesso aos meios digitais. Um primeiro passo e na direção oposta ao modo como as mídias tradicionais se organizam e tratam a informação, que se vira instrumento de reprodução de desigualdades e fortalecimento do poderio das elites mundo afora.


Leia Mais:
Telêmaco Online - Encontro mundial de blogueiros | INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário